Todos conhecemos a massagem terapêutica apenas como uma terapia alternativa para relaxamento, alívio das tensões e do estresse do dia a dia.
Mas você já ouviu falar em massagem terapêutica ortopédica? É a modalidade de massagem estritamente voltada para aqueles que sofrem de dores e problemas ortopédicos e musculares, trazendo grandes benefícios e melhorias do quadro geral.
E não importa se você é um atleta ou sedentário. A massagem é indicada para todos aqueles que possuem dores específicas ou generalizadas na estrutura esquelética muscular.
A massagem terapêutica ortopédica é realçada em distúrbios, alterações e anomalias de ordem esquelética e estrutural podendo trazer uma série de benefícios.
Desta forma, neste artigo iremos destacar os motivos pelos quais a massagem ortopédica é tão importante e porque deveria ser levada em conta pelos demais profissionais da saúde.
O objetivo fundamental da massagem ortopédica é se concentrar na região em torno dos músculos e dos tecidos que englobam as articulações e junções do corpo.
Sendo assim, este tipo de massagem tem como principal foco o alívio de dores e suavização das tensões existentes nestas áreas, trazendo de volta o equilíbrio das funções do corpo e evitando novas lesões que possam ocorrer.
É muito comum que as pessoas somente procurem ajuda profissional na massagem ortopédica quando sentem algum incômodo ou alguma dor, mas saiba que a terapia também é adequada para os casos de prevenção e profilaxia dos problemas ortopédicos.
Frequentemente atletas e esportistas recorrem a essa modalidade de massagem, uma vez que, frequentemente, são submetidos a situações de treinos e competições intensos e extensos, ocasionando muitas dores e distúrbios musculares e ortopédicos.
Há muitas outras causas que podem ocorrer e que levam a pessoa a procurar a massagem ortopédica, entre elas, podem ser citadas as dores agudas e crônicas, além as dores pós cirúrgicas.
Mas, independentemente da situação, as massagens ortopédicas e os terapeutas massagistas sempre poderão ajudar seus pacientes visando, principalmente, aumentar a mobilidade e aumento da amplitude dos movimentos em ligamentos, tornando a musculatura menos enrijecida.
E os benefícios da massagem ortopédica e qual a sua importância?
A importância e o foco da massagem terapêutica ortopédica é aumentar a força, a motilidade e a elasticidade dos músculos, tornando-os aptos a aguentar mais esforços e serem mais resilientes.
Desta forma, com o incremento da força e da flexibilidade muscular, as dores são severamente mitigadas e a probabilidade de novas lesões fica muito reduzida.
Há uma imensa quantidade de condições e quadros clínicos que podem se beneficiar da massagem ortopédica e, entre elas, podemos elencar: as dores nas costas, dores nas articulações (joelhos, cotovelos e pulsos), as tendinites e recuperação no pós operatório, para fortalecimento muscular.
Inclusive, há um consenso entre os massagistas de que uma das melhores formas de reduzirmos as dores pós operatórias é através da massagem ortopédica, como um benefício alternativo aos medicamentos analgésicos.
Além disso, com um plano de massagem adequado e regular, o número de complicações e cirurgias necessárias também são restringidos e contidos, uma vez que a massagem atua também de forma preventiva contra o aparecimento de novas lesões.
Outra importante implementação da massagem ortopédica consiste no alívio das dores nas articulações de idosos, que, com o passar dos anos, possuem suas junções e músculos mais endurecidos e doloridos.
Quais as técnicas da massagem terapêutica ortopédica empregadas?
Antes de aplicar as técnicas recomendadas para essa modalidade de massagem, o terapeuta profissional deverá avaliar a condição geral do paciente e, em casos mais graves, obter um diagnóstico médico mais detalhado.
De posse destas informações e com o histórico geral de saúde do paciente, o massagista poderá realizar o plano estratégico de massagem utilizando uma gama bem variada de opções de técnicas para o alívio das dores e amenização das contraturas.
Entre as principais técnicas empregadas, pode-se exemplificar com a terapia dos pontos de gatilhos, o relaxamento miofascial, procedimentos de mobilização nervosa e de energização.
Estes foram apenas alguns exemplos de técnicas que podem ser aplicadas, que vão depender muito da condição do paciente e do objetivo almejado.
Também é fundamental que o profissional massagista terapeuta tenha os conhecimentos necessários de anatomia e fisiologia humana para ajudar na recuperação de seus pacientes, conhecendo com detalhes aprofundados todo o sistema musculoesquelético e como as lesões podem ser formar e afetar o funcionamento desta estruturas.
Além disso, estes massagistas também deverão sempre se comunicar com seus pacientes, obtendo informações valiosas para o acompanhamento do tratamento, além de realizar exames rotineiros e periódicos para determinar as próximas ações a serem realizadas.
Como esportista de fim de semana, eu acho interessante este tipo de massagem como prevenção. Nunca tentei, mas vou experimentar e procurar algum profissional especializado nesta modalidade e tentar participar de alguma sessões para ver se as dores diminuem e as lesões também.
Acho que o ideal seria implementar um exercício físico mais regular e com maior frequência e procurar massagens esporádicas para suavizar e relaxar a musculatura.